top of page
Buscar

A Consulta oftálmica

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Uma área em constante expansão dentro da clinica e cirurgia de pequenos animais, é a oftalmologia veterinária, cuja atende a saúde visual dos animais.

Na consulta de rotina o oftalmologista vai avaliar os olhos macro e microscopicamente, através da utilização de equipamentos com alto poder de magnificação.

Alguns dos aspectos avaliados na consulta são: pálpebras, conjuntiva, glândulas lacrimais, drenagem lacrimal, bulbo ocular, córnea, esclera, iris, pressão intra-ocular, cristalino, retina e nervo optico. Avaliar os parâmetros é possivel com uso de alguns testes específicos. Equipamentos que promovem iluminação e magnificação, como oftalmocópio (direto e indireto), lâmpada de fenda, transiluminador, lentes, dentre outros, são usados na rotina para obter-se diagnósticos com mais exatidão.

A avaliação da córnea deve ser feita com auxilio de corantes como: fluresceina, rosa bengala e lissamina verde, dependendo da necessidade. A mensuração da pressão intra-ocular é realizada com uso de um aparelho, o tonometro, ele toca a superficie da córnea fornecendo um valor em mmHG. Esse valor associado aos sinais clinicos e condição geral do paciente, podem fechar o diagnostico de Glaucoma, por exemplo.

O aparelho lacrimal é analisado através de um exames como: tiras de "schirmer" que consiste em uma tira de papel que irá provocar estimulo de lacrimejamento dando uma estimativa da produção lacrima, o "teste de ruptura do filme" lacrimal (BUT) que determina como esta o muco da córnea, e sua atividade e drenagem é avaliada através de teste de Jones, ambos feitos com auxilio de corante e luz específicos.

Alguns testes e reflexos são avaliados para mensurar a função visual e funcionamento geral da retina. O exame do fundo de olho, ou fundoscopia, irá avaliar morfologicamente a retina e nervo optico, alguns dos equipamentos que podem ser usados neste exame são o oftalmocópio (indireto), lentes e iluminação especificas, câmeras, etc...

Vale lembrar que analisar todas as estruturas intra-oculares, vai depender da transparência da cónea e cristalino (lente que pode desenvolver catarata). Exames complementares como hemograma, ultra-sonografia ocular, eletroretinografia dentre outros podem se fazer necessários para definição exata de algumas patologias, que inclusive, podem estar associadas a nível sistêmico, isto é, afetando todo organismo, não apenas os olhos.

A oftalmologia abrange todos os segmentos do globo ocular, e pálpebras. Quando necessário, trabalha junto com outras especialidades como a dermatologia, oncologia e clinica médica, para oferecer o que há de melhor nos tratamentos de diferentes afecções, oftalmicas e em geral.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seu desenvolvimento se dá por causas bem abrangentes, desde traumas, até mal posicionamento de cilios e pêlos. É importante avaliação correta e rapidez no tratamento, que vai variar desde uso de colír

Seu animalzinho apresenta olhos avermelhados? Secreção ocular ou incômodo? Essas podem ser alterações corriqueiras na rotina da clinica Veterinária, mas que necessitam de avaliação detalhada para dete

A ceratite ulcerativa ou úlcera de córnea é a afecção mais comum na rotina da oftalmologia veterinária. Se desenvolve por diversar razões e formas, mas geralmente sua resolução se dá em 7 dias, caso n

bottom of page