Uma área em constante expansão dentro da clinica e cirurgia de pequenos animais, é a oftalmologia veterinária, cuja atende a saúde visual dos animais.
Na consulta de rotina o oftalmologista vai avaliar os olhos macro e microscopicamente, através da utilização de equipamentos com alto poder de magnificação.
Alguns dos aspectos avaliados na consulta são: pálpebras, conjuntiva, glândulas lacrimais, drenagem lacrimal, bulbo ocular, córnea, esclera, iris, pressão intra-ocular, cristalino, retina e nervo optico. Avaliar os parâmetros é possivel com uso de alguns testes específicos. Equipamentos que promovem iluminação e magnificação, como oftalmocópio (direto e indireto), lâmpada de fenda, transiluminador, lentes, dentre outros, são usados na rotina para obter-se diagnósticos com mais exatidão.
A avaliação da córnea deve ser feita com auxilio de corantes como: fluresceina, rosa bengala e lissamina verde, dependendo da necessidade. A mensuração da pressão intra-ocular é realizada com uso de um aparelho, o tonometro, ele toca a superficie da córnea fornecendo um valor em mmHG. Esse valor associado aos sinais clinicos e condição geral do paciente, podem fechar o diagnostico de Glaucoma, por exemplo.
O aparelho lacrimal é analisado através de um exames como: tiras de "schirmer" que consiste em uma tira de papel que irá provocar estimulo de lacrimejamento dando uma estimativa da produção lacrima, o "teste de ruptura do filme" lacrimal (BUT) que determina como esta o muco da córnea, e sua atividade e drenagem é avaliada através de teste de Jones, ambos feitos com auxilio de corante e luz específicos.
Alguns testes e reflexos são avaliados para mensurar a função visual e funcionamento geral da retina. O exame do fundo de olho, ou fundoscopia, irá avaliar morfologicamente a retina e nervo optico, alguns dos equipamentos que podem ser usados neste exame são o oftalmocópio (indireto), lentes e iluminação especificas, câmeras, etc...
Vale lembrar que analisar todas as estruturas intra-oculares, vai depender da transparência da cónea e cristalino (lente que pode desenvolver catarata). Exames complementares como hemograma, ultra-sonografia ocular, eletroretinografia dentre outros podem se fazer necessários para definição exata de algumas patologias, que inclusive, podem estar associadas a nível sistêmico, isto é, afetando todo organismo, não apenas os olhos.
A oftalmologia abrange todos os segmentos do globo ocular, e pálpebras. Quando necessário, trabalha junto com outras especialidades como a dermatologia, oncologia e clinica médica, para oferecer o que há de melhor nos tratamentos de diferentes afecções, oftalmicas e em geral.
ความคิดเห็น