O bom funcionamento do sistema lacrimal induz a saude ocular. É importante observar os olhos dos nosso amigos peludos, em um contexto geral, sintomas de desconforto ocular como: coceira, vermelhidão, fotofobia (fobia da luz), blefarospasmos (espasmos pálpebrais), são alguns exemplos a serem considerados.
A lágrima além de lubrificar os olhos, atua na manutenção com auxilio dos tecidos da conjuntiva, desempenha um importante papel para a visão. O filme lacrimal possui componentes do sistema imunológico e elementos que atuam na reparação de lesões corneanas. Sendo assim, para funcionamento correto do aparelho visual, a produção e drenagem lacrimal adequada, são essenciais.
Algo a ser notado na dinâmica da lágrima, é o acumulo de secreção nas pálpebras e canto medial (próximo ao focinho). O aumento ou expessamento das secreções ocular, podem anunciar problemas.
Atentar-se à superfície da córnea, caso houver algum sinal como falta de brilho ou transparência, presença de pigmentação e desvitalização, podem indicar patologias diferentes.
Anormalidades na conformação palpebral e diferenças no diâmetro entre os dois olhos, acúmulo de crostas nas pálpebras, também são pontos a serem verificados.
Consulte sempre um veterinário!
Saúde ocular e lágrimas
Atualizado: 4 de nov. de 2020
Comentarios